Estudo dos Parâmetros Radiográficos de Tornozelos Normais
Revisão da Literatura e Recomendações Técnicas
DOI:
https://doi.org/10.30795/jfootankle.2020.v14.1125Palavras-chave:
Ankle, Ankle joint, X-rays, Radiography, ArthritisResumo
Introdução: A artrose do tornozelo, que corresponde de 6 a 13% dos processos artrósicos, é pouco estudada, apesar de ser tão ou mais limitante quando comparada à doença do joelho e quadril (2,11). O prognóstico do tratamento cirúrgico depende, dentre outros fatores do realinhamento da articulação tibiotalar (5). Com o objetivo de tornar a articulação mais próxima à anatomia de um tornozelo normal a definição de parâmetros radiográficos de normalidade assume grande importância.
Materiais e métodos: Os autores realizam levantamento bibliográfico dos parâmetros radiográficos utilizados na determinação do alinhamento da articulação tibiotalar. O estudo foi desenvolvido em um único serviço e realizado de acordo com os requerimentos da Resolução CNS 466/2012 e iniciou após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa por meio da Plataforma Brasil. Os autores sugerem um conjunto de parâmetros que constituam a avaliação radiográfica mínima, suficiente para a avaliação adequada do alinhamento tibiotalar.
Conclusão: Os autores consideram que uma avaliação radiográfica mínima do alinhamento tibiotalar deve incluir, na radiografia na incidência ântero-posterior: ângulo da superfície articular da tíbia distal, o "Tilt talar" e a migração do centro do tálus. Na radiografia na incidência em perfil: ângulo da superfície articular lateral da tíbia distal e a Posição lateral do tálus.




