Avaliação clínico-imaginológica dos pacientes submetidos a osteossíntese de fraturas do tornozelo com haste de fíbula
DOI:
https://doi.org/10.30795/jfootankle.2024.v18.1725Palavras-chave:
Fraturas do Tornozelo; Fixação Intramedular de Fraturas; Idoso; Articulação do Tornozelo; Consolidação da FraturaResumo
Objetivo: Realizar uma avaliação clínica e imaginológica de pacientes com fraturas do tornozelo submetidos a osteossíntese com haste bloqueada, analisando o encurtamento da fíbula e redução tíbio-talar através de parâmetros de imagem bem estabelecidos na literatura.
Métodos: Foram selecionados 25 pacientes operados pela técnica de haste intramedular bloqueada de fíbula, submetidos a cirurgia entre abril de 2018 e dezembro de 2022. Os pacientes tinham idade acima de 55 anos, com risco aumentado para complicações de cicatrização. Para avaliação clínica foram usados: escore AOFAS e escala visual analógica. Os parâmetros de imagem utilizados foram o ângulo talocrural, o espaço claro medial e a linha tibiofibular.
Resultados: Foi avaliado escore AOFAS com média de 83,48 (± 15,34), com mínimo de 40 e máximo de 98 pontos. Na escala visual analógica de dor, a média foi 2,56 pontos (± 2,50), com mínimo de 0 e máximo de 8. Na linha anterior tibiofibular, a diferença entre a média e o valor de referência (2 mm) foi de 0,38 mm. Sobre o espaço claro medial, 100% apresentou valores dentro da referência (até 4 mm). Na análise do ângulo talocrural, a média das diferenças obtidas entre os valores de cada paciente e a referência se situaram dentro dos valores normais.
Conclusão: A osteossíntese de fraturas do tornozelo com haste intramedular bloqueada é uma excelente alternativa nos pacientes idosos e com risco aumentado para complicações, conduzindo a bons resultados funcionais em seguimento de médio prazo, apesar de não mostrar uma redução satisfatória de redução da sindesmose na maioria dos casos
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Journal of the Foot & Ankle

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.




