Osteomía de Scarf modificada para el tratamiento det hallux valgus

Autores

  • Patricia Parra Téllez
  • Eduardo López Gavito
  • Luis Carlin Gómez
  • Jaime Ortiz Garza
  • Jesús Vazquez Escamilla

Palavras-chave:

tratamento cirúrgico do Hallux Vatgus, Osteotomias Diafisárias para o Hallux Valgus

Resumo

Demonstrar que a osteotomia de Scarf modificada para a círurgia do hallux valgus apresenta maior superfície de contato basal, dando mais estabilidade e menos complicações para o manejo do metatarso primo varo e assim precisar suas indicações. Material e Método: estudo longitudinal, retrospectivo, no período compreendido entre 2005 e dezembro de 2010, em pacientes com hallux valgus e metatarso primo varo, com uma análise estatística da prova T de Student para com parar os valores pré-operatórios e pós operatórios da escala de AOFAS. Resultados: foram realizadas 38 osteotomias de Scarf modificado em 27 pacientes. 11 pacientes foram bilaterais; a idade media foi de 45 anos; sexo:24 mulheres (88.8%) e 3 homens (11.1%). Das 38 osteotomias de Scarf, 34 pes evoluíram bem (89.47%), 3 pés a presentaram recidiva da deformidade (2.6%), e 1 pé, artrose da articulação metatarsofalângica - (2.6%). A classificação de AOFAS aumentou de forma significativa de 40,65 para 82,26 (p< 0,0001). A classificação da AOFAS aumentou de forma significativa de 40.65 para 82.26 (p<0,0001). Conclusões: a osteotomia de Scarf modificada em seu corte basal invertido da maior superfície de contato, oferecendo mais estabilidade basal e, portanto menos complicações, sendo assim um procedimento seguro e capaz de corrigir os com ponentes essencia is do hallux valgus e metatarso primo varo, sempre e quando as indicações forem precisas, como a instabilidade cuneometatarsal, rigidez articular e alterações no retro pé, já que isto condiciona a recidiva do hallux valgus.

Biografia do Autor

Patricia Parra Téllez

Servicio de Deformidades Neuromusculares. lnstituto Nacional de Rehabilitación. Ciudad de México. México.

Eduardo López Gavito

Servicio de Deformidades Neuromusculares. lnstituto Nacional de Rehabilitación. Ciudad de México. México.

Luis Carlin Gómez

Fellow de Cirugía de Pie y tobillo. lnstituto Nacional de Rehabilitación. Ciudad de México. México.

Jaime Ortiz Garza

Fellow de Cirugía de Pie y tobillo. lnstituto Nacional de Rehabilitación. Ciudad de México. México.

Jesús Vazquez Escamilla

Jefe de División del Servicio de Deformidades Neuromusculares y Ortopedia Pediátrica. lnstituto Nacional de Rehabilitación. Ciudad de México. México.

Publicado

2011-06-30

Como Citar

Parra Téllez, P., López Gavito, E., Carlin Gómez, L., Ortiz Garza, J., & Vazquez Escamilla , J. (2011). Osteomía de Scarf modificada para el tratamiento det hallux valgus. Tobillo Y Pie, 3(2), 84–89. Recuperado de https://scijfootankle.emnuvens.com.br/tobilloypie/article/view/1335

Edição

Seção

Artigo Original