Comparação entre os métodos manual e computadorizado na goniométrica radiográfica do hátux valgo

Autores

  • Caio Nery
  • Sérgio Prata
  • Marcelo Dutra
  • Silvia Kobata

Palavras-chave:

Hallux valgus, Goniometría radiográfica, Goniometría digital

Resumo

Com o intuito de comparar o metodo de goniometria radiográfica clássico com um novo método digital, as radiografias dorso-plantares dos pés de 25 pacientes portadores de Hálux Valgo (50 pés) foram mensuradas por três especialistas em Tornozelo e Pé em duas ocasióes diferentes para cada método: (1) no método clássico usando um marcador e goniômetro sobre as radiografias convencionais e (2) no método digital, utilizando um computador pessoal com um programa de análise geométrica - M2000 - sobre as radiografias digitalizadas. Os parâmetros angulares e lineares utilizados neste estudo foram: ângulo de valgismo do hálux, ângulo intermetatársico 1-2, ângulo de valgismo interfalângico, ângulo articular distal do primeiro metatársico e os comprimentos dos primeiro e segundo metatársicos. Os dados foram submetidos a análise estatística de forma a estabelecer a confiabilidade intra e entre os observadores assim como a confiabilidade dos métodos. Com os resultados obtidos nesta análise, concluímos pela validação do metodo computadorizado para a avaliação radiológica de pacientes portadores de hálux valgo.

Biografia do Autor

Caio Nery

Professor Associado Livre Docente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP - Escola Paulista de medicina - Chefe da Disciplina de Ortopedia - lntegrante do Setor de Medicina e Cirurgia do Pé.

Sérgio Prata

Integrante do Setor de Medicina e Cirurgia do Pé da UNIFESP - Escola Paulista de Mediclna.

Marcelo Dutra

Espeeialista em Medicina e Cirurgia do Pé pela UNIFESP - Escola Paulista de medicina. São Paulo - Brasil

Silvia Kobata

Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé pela UNIFESP - Escola Paulista de medicina. São Paulo - Brasil

Downloads

Publicado

2012-06-01

Como Citar

Nery, C., Prata, S., Dutra, M., & Kobata , S. (2012). Comparação entre os métodos manual e computadorizado na goniométrica radiográfica do hátux valgo. Tobillo Y Pie, 4(2), 103–110. Recuperado de https://scijfootankle.emnuvens.com.br/tobilloypie/article/view/1379

Edição

Seção

Artigo Original