Úlceras no pé diabético e a contratura isolada do músculo gastrocnêmio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30795/scijfootankle.2018.v12.788

Palavras-chave:

Diabetes mellitus, Tendão calcâneo, Úlcera, Músculo gastrocnêmio

Resumo

Objetivo: Avaliar a prevalência da contratura isolada do músculo gastrocnêmio (isoleted gastrocnemius thighness – IGT) em pacientes diabéticos com úlcera plantar no antepé, através do teste de Silverskiöld.
Métodos: Neste estudo de coorte prospectiva, foram avaliados 50 pacientes diabéticos consecutivamente com úlceras grau I e II de Wagner no antepé, atendidos ambulatoriamente com tratamento conservador e análise do IGT através do teste de Silfverskiöld. Resultados: Foi encontrada uma prevalência de 66,7% de IGT nos pacientes analisados. Não foi encontrada associação estatística entre IGT e área da úlcera, profundidade (classificação de Wagner) e uso de insulina. Conclusão: Os pacientes diabéticos com úlcera plantar apresentam uma elevada prevalência de encurtamento do tríceps sural, sugerindo que essa contratura pode ser uma das causas da formação da úlcera.

Nível de Evidência II; Estudos Prognósticos; Estudo Prospectivo.

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Pignata, E. A. de J. C., Borges, V. Q., Ferraz, G. F., & Stéfani, K. C. (2018). Úlceras no pé diabético e a contratura isolada do músculo gastrocnêmio. Scientific Journal of the Foot & Ankle, 12(2), 150–153. https://doi.org/10.30795/scijfootankle.2018.v12.788