Diversidades
DOI:
https://doi.org/10.30795/scijfootankle.2019.v13.973Resumo
Num momento em que a diversidade cultural é discutida em todo o mundo, podemos propor temas que representem nossa diversidade científica e técnica, bem como nossa maneira de cuidar de assuntos médicos.
Estamos publicando em nossa edição 13.1 os resultados de um intenso trabalho composto por temas envolvendo vários aspectos relacionados ao pé e tornozelo como: doenças de tecidos moles e ósseos, trauma, e aspectos metabólicos e culturais relacionados às doenças. Esta diversidade de temas demonstra a extensão da atividade profissional que trata e cuida dos pacientes de forma global. Certamente, isso é um reflexo da nossa atuação profissional de assistência à população.
Esta preocupação com o desenvolvimento profissional, técnico e científico é o foco da nossa sociedade - a ABTPé, que não mede esforços para oferecer as melhores condições com intuito de treinar o cirurgião ortopédico de pé e tornozelo. O resultado desse trabalho está sendo obtido e pode ser avaliado por vários artigos nessa edição.
Essa diversidade de maneiras de conduzir os aspectos importantes relacionados às doenças do pé e tornozelo pode ser avaliada através dos artigos que foram selecionados pelos revisores, e que beneficiarão enormemente nossos pacientes.
Acreditamos que nossa interação com profissionais de outras especialidades determina novas formas de agir e avaliar nossos resultados, o que exige melhor adaptação e postura ética para uma convivência saudável e progressiva. A questão social e econômica já tem reflexos em nossa perspectiva de propor tratamentos.
A evolução tecnológica deve agregar novos valores ao ato médico, mas não substitui nossa ação de cuidar do paciente.
Eu convido-os a apreciação do conteúdo desta edição composta de horizontes a serem revelados.
Tenham uma ótima leitura.
Jorge Mitsuo Mizusaki
Editor Chefe