Relato de Caso

Melorreostose dos ossos do pé

Autores

  • Roberto Androzoni UNIFESP. Escola Paulista de Medicina
  • Eiffe Dobashi UNIFESP. Escola Paulista de Medicina
  • Fernado C. Raduan UNIFESP. Escola paulista de Medicina
  • Caio Nery UNIFESP. Escola Paulista de Medicina

Resumo

A Melorreostose e uma doença rara, não familiar, que causa hiperostose do osso cortical. Seu acometimento é geralmente unilateral e predomina nos ossos longos podendo acometer as vertebras, o crânio, a mandíbula e as costelas. Tanto o periósteo como o endósteo do osso cortical da zona diafiária podem ser cometidos e diferentes tipos de alteraçôes dos tecidos moles como malformações vasculares, neurofibromas, esclerodermia e fibrose subcutânea, podem acompanhar o quadro. Os autores apresentam um caso raro de meloreostose no pé cujo prognóstico pode ser considerado pior em virtude do acometimento de ossos de suporte de carga.

Biografia do Autor

Roberto Androzoni, UNIFESP. Escola Paulista de Medicina

Chefe do Setor de Medicina e Cirurgia do pé do IFOR - São Bernardo do Campo - SP lntegrante do Setor de Medirina e Cirurgia do pé.

Eiffe Dobashi, UNIFESP. Escola Paulista de Medicina

Professor Afiliado da Disciplina de Ortopedia Pediátrica; Chefe da Preceptoria dos Residentes do IFOR - São Bernardo do Campo - SP

Fernado C. Raduan, UNIFESP. Escola paulista de Medicina

Chefe do Setor de Tornozelo e Pé no Desporto.

Caio Nery, UNIFESP. Escola Paulista de Medicina

Professor Associado Livre-Docente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia; Chefe da Disciplina de ortopedia, lntegrante do Setor de Medicina e Cirurgia do Pé, São Paulo - Brasil.

Downloads

Publicado

2011-12-22

Como Citar

Androzoni, R., Dobashi, E., Raduan, F. C., & Nery, C. (2011). Relato de Caso: Melorreostose dos ossos do pé. Tobillo Y Pie, 4(1), 56–59. Recuperado de https://scijfootankle.emnuvens.com.br/tobilloypie/article/view/1368

Edição

Seção

Artigo Original