Relato de Caso

Melorreostose dos ossos do pé

Autores/as

  • Roberto Androzoni UNIFESP. Escola Paulista de Medicina
  • Eiffe Dobashi UNIFESP. Escola Paulista de Medicina
  • Fernado C. Raduan UNIFESP. Escola paulista de Medicina
  • Caio Nery UNIFESP. Escola Paulista de Medicina

Resumen

A Melorreostose e uma doença rara, não familiar, que causa hiperostose do osso cortical. Seu acometimento é geralmente unilateral e predomina nos ossos longos podendo acometer as vertebras, o crânio, a mandíbula e as costelas. Tanto o periósteo como o endósteo do osso cortical da zona diafiária podem ser cometidos e diferentes tipos de alteraçôes dos tecidos moles como malformações vasculares, neurofibromas, esclerodermia e fibrose subcutânea, podem acompanhar o quadro. Os autores apresentam um caso raro de meloreostose no pé cujo prognóstico pode ser considerado pior em virtude do acometimento de ossos de suporte de carga.

Biografía del autor/a

Roberto Androzoni, UNIFESP. Escola Paulista de Medicina

Chefe do Setor de Medicina e Cirurgia do pé do IFOR - São Bernardo do Campo - SP lntegrante do Setor de Medirina e Cirurgia do pé.

Eiffe Dobashi, UNIFESP. Escola Paulista de Medicina

Professor Afiliado da Disciplina de Ortopedia Pediátrica; Chefe da Preceptoria dos Residentes do IFOR - São Bernardo do Campo - SP

Fernado C. Raduan, UNIFESP. Escola paulista de Medicina

Chefe do Setor de Tornozelo e Pé no Desporto.

Caio Nery, UNIFESP. Escola Paulista de Medicina

Professor Associado Livre-Docente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia; Chefe da Disciplina de ortopedia, lntegrante do Setor de Medicina e Cirurgia do Pé, São Paulo - Brasil.

Publicado

2011-12-22

Cómo citar

Androzoni, R., Dobashi, E., Raduan, F. C., & Nery, C. (2011). Relato de Caso: Melorreostose dos ossos do pé. Tobillo Y Pie, 4(1), 56–59. Recuperado a partir de https://scijfootankle.emnuvens.com.br/tobilloypie/article/view/1368

Número

Sección

Artigos